Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

4 Coisas importantes que você precisa saber sobre a obesidade

A ligação entre a obesidade e outras doenças é um tema polêmico, visto que não existem comprovações de que ela seja uma doença isoladamente. Dessa forma, também não é comprovada a sua relação com a diabetes. Portanto, esclarecer quais são os mitos e quais são as verdades sobre a obesidade é algo bastante importante.

PUBLICIDADE

Confira!

4 curiosidades sobre a obesidade

PUBLICIDADE

Índice de massa corporal (IMC)

É possível afirmar que, nem sempre, o IMC é indicativo de uma boa saúde, tampouco de gordura corporal. O índice em questão é utilizado para o reconhecimento de problemas de saúde ligados a obesidade, como a hipertensão, mas é considerado muito limitado.

Dessa forma, é impossível determinar somente pelo IMC de alguém se o seu excesso de gordura está fora do que pode ser considerado normal e chegará a afetar a sua saúde de alguma forma. Para tal, testes e exames médicos se fazem primordiais, visto que somente eles poderão determinar esses pontos com precisão.

Portanto, usar o IMC para chamar a obesidade de doença é algo ultrapassado e limitado.

Gordura x Saúde

O impacto da gordura na saúde de alguém está conectado a uma série de outros fatores. Entre eles é possível destacar a predisposição genética e até mesmo o tipo da gordura presente.

Portanto, o impacto da gordura corporal se mostra de maneira mais clara quando a quantidade de gordura no corpo de uma pessoa chega a interferir no funcionamento do seu organismo.

Dessa forma, a quantidade de gordura não tem a ver com a obesidade. Trata-se da localização e da função biológica dessa gordura, fatores que serão capazes de apontar para uma doença.

Obesidade pode ser evitada?

A obesidade pode ser evitada e também é algo considerado mutável, mas também pode ser aplicado em várias outras doenças, como até mesmo os AVCs e as doenças cardiovasculares.

No caso dos AVCs, é possível destacar que eles podem ser previstos e podem ser mudados após ocorrerem.

Obesidade é doença?

Rotular a obesidade enquanto doença não é prejudicial ao seu combate e tampouco a prevenção. Isso funciona da mesma forma como as demais doenças, que precisam ser reconhecidas dessa forma para serem combatidas. Portanto, é necessário o reconhecimento também a cooperação de governos, organizações e dos próprios indivíduos para que a obesidade possa ser combatida.