Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

5 curiosidades sobre os impactos da amizade na saúde

  • Wel Teodoro 

Todo mundo sabe que a amizade é importantíssima para diversos aspectos da vida humana. Além de ser ótimo ter alguém para confiar e compartilhar as alegrias da vida, a importância da amizade ultrapassa o campo emocional e chega a ter influência até mesmo na saúde.

PUBLICIDADE

Assim, ter amigos é algo considerado algo que pode te ajudar a ter uma vida mais saudável. Confira abaixo alguns dos motivos para isso!

5 curiosidades sobre amizade e saúde

PUBLICIDADE
  1. Ter amigos pode ajudar a diminuir o risco de se contrair algum tipo de doença. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Chicago, localizada nos Estados Unidos, as pessoas solitárias acabam se tornando mais indefesas, além de serem mais estressadas. Esses fatores contribuem para que elas tenham maior propensão ao desenvolvimento de doenças.
  2. A amizade possui uma relação bastante direta com a longevidade de uma determinada pessoa. Assim, ter amigos pode fazer com que você viva mais. Mesmo que você ainda seja jovem e tenha toda uma vida pela frente, invista nos seus amigos porque a simples presença dele pode melhorar em até 50% as suas chances de prolongar a sua vida.
  3. A felicidade é algo capaz de contagiar a todos. Um estudo promovido pela Universidade de Harvard, localizada nos Estados Unidos, analisou cerca de cinco mil pessoas durante um período de quase duas décadas. Durante esse tempo, foi constatado que a probabilidade de sorrir ainda mais cresceu bastante para os participantes que se cercavam de pessoas alegre. E, como não existe fonte de alegria maior que um bom e velho amigo, procure manter os seus sempre ao seu lado.
  4. As amizades podem ajudar no funcionamento do seu coração. De acordo com a Universidade de Columbia, também localizada nos Estados Unidos, pessoas alegres possuem riscos reduzidos de infarto. Ainda de acordo com estudo em questão, que chegou a durar uma década, quem possui entusiasmo para viver e está satisfeito com as coisas que o cercam tendem a ter menos chances de ser pessoas depressivas, além de apresentarem cerca de 22% a menos de chance de ter um infarto ou qualquer doença cardíaca.
  5. Os amigos ajudam a evitar a depressão. A amizade é capaz de deixar qualquer tristeza longe de você. Assim, embora ter amigos não seja algo que garante que você estará livre da depressão, se cercar de pessoas que te fazem bem pode ser um caminho para evita-la.