Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

5 espécies de animais que só existem em cativeiro atualmente

O planeta Terra sofre mudanças constantes ao longo dos séculos e milênios, então naturalmente algumas espécies deixam de existir e dão lugar a outras. Assim aconteceu com os dinossauros, certo?

PUBLICIDADE

No entanto, a maioria dos animais em extinção, ou sob risco de extinção, esta nessa situação por conta da ação humana. Então os esforços humanos para conter essa ameaça é nada menos que sua própria obrigação. É por conta disso que alguns animais existem atualmente apenas em situação de cativeiro.

Nesses casos, o que acontece é que esses animais precisam ser mantidos em local controlado e longe de ameaças (tanto predadores naturais, quanto eventuais doenças e até mesmo ação humana). Conheça 5 animais nessa situação atualmente:

PUBLICIDADE

1. Cervo-do-Papa-David

Este cervídeo possui origem chinesa e quase entrou em extinção completa. Seu nome faz referência à Armand David, que enviou quase 200 indivíduos à Europa e assim permitiu que a espécie permanecesse.

2. Ararinha Azul

Esse animal hoje existe em cerca de apenas 160 indivíduos desta ave brasileira, todos em cativeiro. Acredita-se que já não existam mais animais dessa espécie na natureza. Ele se encontra em estado crítico de extinção.

3. Lagarto de cauda-azul

Em 1886, esse lagarto foi documentado pela primeira vez. Já em 2002, os pesquisadores observaram que essa espécie estava ameaçada. Ele atualmente só existe em cativeiro e não é mais encontrado em natureza.

4. Sapo-de-wyoming

Segundo pesquisadores dessa espécie, ela não é mais observada de forma espontânea na natureza. Hoje, a pequena quantidade de indivíduos existentes estão em cativeiro.

5. Mutum do nordeste

Esse animal foi observado pela primeira vez no nordeste brasileiro e hoje existe apenas em cativeiro. Existem muitos projetos para devolve-lo à natureza.