Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

8 curiosidades sobre os benefícios do riso no corpo humano

O ato de sorrir pode ser considerado muito maior do que uma simples demonstração de felicidade, uma vez que é capaz de trazer benefícios concretos para a saúde humana. Dessa forma, essa atitude bastante simples pode ser considerada verdadeiramente contagiante e cerca de curiosidades interessantes.

PUBLICIDADE

Confira abaixo todos os benefícios que uma boa risada pode trazer para você!

8 curiosidades sobre os benefícios do riso

PUBLICIDADE
  1. Rir é uma das poucas atitudes que pode ser considerada universal. Ou seja, em qualquer parte do mundo, as pessoas sorriem. Assim, atitudes como cumprimentar alguém, por exemplo, podem ser diferentes dependendo da cultura das pessoas, mas rir significa alegria em qualquer canto do globo terrestre.
  2. O seu corpo gasta mais energia para franzir a testa, atitude associada à preocupação, do que para dar uma risada. Além disso, mais músculos estão envolvidos nas demonstrações de preocupação.
  3. Durante uma única risada são movimentados cerca de 12 músculos localizados no rosto. Assim, quando você conversa e ri simultaneamente, o número sobe e se torna ainda mais impressionante: ao todo, movimenta-se 84 músculos. Tal exercício pode se mostrar eficiente para retardar o surgimento de rugas.
  4. Quando você gargalha, automaticamente, os seus níveis de adrenalina e cortisol, hormônios ligados ao estresse, sofrem uma queda. A partir disso, o corpo humano passa a produzir endorfina, substância associada ao relaxamento. A partir dessa produção, mais células de defesa do organismo são produzidas e o seu sistema imunológico passará por um fortalecimento.
  5. De acordo com as informações coletadas a partir de uma pesquisa realizada na Suécia, rir é algo contagioso do ponto de vista científico. Isso pode ser comprovado a partir das ocasiões em que você vê alguém sorrindo e, automaticamente, começa a sorrir também.
  6. Rir também pode ser considerado um exercício físico. Uma boa sessão de risadas, com duração estimada entre 10 a 15 minutos, pode queimar até 40 calorias.
  7. Durante uma rápida conversa entre amigos, cuja duração se aproxime de 10 minutos, podem acontecer cerca de 8 crises de riso.
  8. Rir é um ato que pode ajudar a elevar autoestima de alguém por trazer várias sensações agradáveis e ajudar a eliminar sensações negativas.