Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

A falta de higiêne com a boca, como não escovar os dentes, aumenta a chance de dois tipos de câncer: boca e estômago

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriu que pessoas que possuem um histórico de doença na gengiva têm mais de 50% de chance de desenvolver câncer no estômago e na boca.

PUBLICIDADE

Segundo especialistas, o risco é maior ainda entre aqueles que já perderam dentes. A falta de higiene bucal é a principal causa das doenças na gengiva, que provêm da falta de escovação ou da limpeza incorreta dos dentes.

Nesse estudo, foram acompanhadas mais de 120 mil pessoas, dentre homens e mulheres, nas últimas duas décadas. Dos indivíduos da pesquisa, mais de 500 pessoas tiveram câncer de boca e estômago.

PUBLICIDADE

Os pacientes analisados que perderam os dentes tiveram 42% mais risco de desenvolver câncer de boca e 33% de câncer de estômago.

Outros estudos sobre o assunto já mostravam a identificação de certas bactérias encontradas na boca que são capazes de produzir câncer de estômago, mas mais pesquisas estão sendo realizados para tentar descobrir que tipo de bactéria é responsável pela doença.

Essas futuras descobertas poderão ajudar a identificar quais são as pessoas que têm um risco alto para o câncer de boca ou de estômago.

Até agora, uma das maneiras para se prevenir contra tais enfermidades é escovar os dentes regularmente e de maneira correta.

Portanto, priorize sua saúde bucal e se atente sempre a manter uma higiene boa. A limpeza ainda é uma das formas mais seguras de prevenção.