Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

Após falecimento da Rainha Elizabeth, príncipe Charles assume o trono; como funciona a linha de sucessão?

Nesta quinta-feira, dia 8 de setembro, foi anunciada a morte da rainha Elizabeth 2ª. Com isso, o príncipe Charles passou a ocupar o trono e deixou como o seu sucessor, seu filho mais velho, William.

PUBLICIDADE

Charles é o primogênito, o primeiro filho da rainha, e desta forma, ele fica com o posto mais alto da família britânica. Atualmente, ele tem 73 anos de idade. E se por algum motivo ele já tivesse morrido ou precisasse se abdicar do trono de alguma forma, a próxima sucesso seria Anne, sendo seguida, por Andrew e Edward.

As regras que definem o trono britânico são de anos atrás. Porém, sofreram algumas alterações em 2013, para assim evitar que homens tivessem vantagens em relação as mulheres.

PUBLICIDADE

Com isso, após a posse de Charles, quem passa a ter prioridade é o seu filho mais velho, William. E o primogênito de William, George, passa a ocupar a linha de sucessão. Isso, assumindo que todos vão assumir o cargo quando os seus pais morrerem.

Em 2013, a regra foi alterada de ‘primogenitura de preferência masculina’ para ‘primogenitura absoluta’. Com isso, na prática, o filho mais velho, independente do sexo, tem preferência em relação aos demais irmãos.

A rainha Elizabeth iniciou o seu reinado com 25 anos de idade, em 6 de fevereiro de 1952. Com isso, em meados de 2022, ela completou 70 anos no cargo. A rainha se tornou uma figura emblemática no mundo inteiro.