Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

Cozinhar com banha de porco é melhor do que usar óleo de soja, girassol ou canola; afirma nutricionista

Dizem que cozinhar bem é um dom, e na verdade é mesmo, certamente você conhece aquela pessoa que nem precisa de muitos ingredientes ou de produtos caros para fazer aquela comidinha de dar água na boca, como as nossas avós por exemplo.

PUBLICIDADE

Uma das dicas de algumas vovós é sempre buscar cozinhar com produtos frescos e sem aditivos artificiais, como a banha de porco. Se você já experimentou uma refeição preparada com a banha, vai saber que o sabor é muito mais agradável que com o uso de óleos industrializados.

Em tempos de outrora, não existia os óleos vegetais como o óleo de canola, girassol, e nem mesmo o óleo de soja, e assim a única opção era mesmo a banha de porco para o preparo das principais refeições.

PUBLICIDADE

Mas, não se sabe porque a banha de porco começou a ser tratada como sendo prejudicial à saúde, alguns até sugeriram que a banha de porco provocava o aumento dos níveis do colesterol ruim, porém, nutricionistas garantem que isso é um mito, e esclarecem que ao contrário dessa informação, a banha de porco faz bem à saúde.

Cozinhar com banha de porco mais saudvel Mdico esclarece

De acordo com o Dr. Renato França, é melhor usar a banha de porco do que os óleos refinados e industrializados, como citamos acima. Isso porque, os óleos refinados se oxidam quando aquecidos e assim liberam substâncias tóxicas e inflamatórias, já a banha de porco e o óleo de coco, oferecem grande quantidade de gordura saturada, e ao serem aquecidos não sofrem oxidação tão facilmente.

Se formos pesquisar a fundo, vamos descobrir que nossas vovós sempre estiveram certas ao usarem a banha de porco para cozinharem seus alimentos. Porém, o nutricionista Renato França explica que não por ser mais indicada que os óleos industrializados, que a banha de porco possa ser usada em excesso, para todos os tipos de alimento, a palavra certa é moderação, inclusive segundo ele, o correto é usar uma quantidade que dê somente para untar a panela.