Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

É #fake que gargarejo com sal e vinagre mata o covid-19, entenda porquê

Quem conviveu com avós, sabe: ficar doente significa mil e uma receitas para lidar com o problema. Embora, muitas vezes, o conhecimento popular seja muito rico na resolução de problemas de ordem geral, a verdade é que as coisas nem sempre são tão simples assim. Em tempos de rede social, alguns boatos ganham proporções imensas e é preciso ter cuidado.

PUBLICIDADE

Quem esteve nas redes sociais nos ultimos dias viu um enorme número de pessoas compartilhando notícias sobre um “jeitinho caseiro” de combater o corona vírus, e a receita é muito conhecida: gargarejo com água morna, sal e vinagre. Há quem defenda que isso é tiro e queda para o fim do vírus. Mas na verdade uma coisa não tem nada a ver co a outra.

O primeiro erro dessa corrente fake é dizer que o vírus da covid-19 fica limitado a garganta por até 3 dias, no início do contagio. Essa é uma informação falsa, a verdade é que o vírus ataca as células do pulmão. A boca e o nariz são apenas a porta de entrada para o organismo da vítima, mas o vírus não se aloja ali.

PUBLICIDADE

Receita pode ser útil contra sintoma

Como tem sido amplamente divulgado, ainda não existe remédio contra o covid-19 e o tratamento se consiste em resolver os sintomas. Nesse caso, se você tem lidado com irritação na garganta, pode ser que o gargarejo ajude a relaxar e aliviar a sensação de coceira. Mas não se engane, é completamente falsa a informação de que essa receita caseira seria útil contra o coronavirus.

Estar alerta é fundamental para não cair em fake news

Para evitar ser vítima de notícias falsas, a receita básica ainda segue vigente: procure questionar aquilo que lê, especialmente se a fonte da notícia for duvidosa. Procure confirmar a notícia em outros canais e portais, especialmente quando se trata de correntes das redes sociais e whatsapp.