Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

‘Escória maldita’ diz presidente da Fundação Palmares sobre movimento negro

  • Roberta R 

Sérgio Camargo, conhecido por sua postura conservadora e por ter assumido a presidência da Fundação Palmares, se tornou notícia durante momento histórico em que cidades do mundo inteiro vivem manifestações contra o racismo. Camargo teve áudio divulgado em que se refere a movimento negro como “escória maldita”, durante reunião do fim de abril.

PUBLICIDADE

Pelas redes sociais, Camargo também manifestou novamente o desejo de acabar com o Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, além de ameaçar bloquear de suas redes sociais pessoas que aderissem slogans militantes como “black lives matters”, em português “vidas negras importam”. O presidente da Fundação Palmares também classificou como “deletéria e perniciosa” a influência do movimento negro sobre os negros.

PUBLICIDADE

O áudio, obtido pelo jornal Estado de S. Paulo traz ainda outras declarações problemáticas de Sérgio Camargo. Enquanto afirmava que não direcionaria recursos para terreiros, templos de diversas religiões de matrizes africanas, Camargo chega a chamar de “filha da puta de uma macumbeira”  Adna dos Santos, conhecida como Mãe Baiana. No mesmo áudio, Camargo também fez críticas a Zumbi dos Palmares, que da nome a Fundação Palmares, e é pela história como um líder do movimento negro.

Em dado momento da reunião, feita com assessores no dia 30 de abril, Camargo faz referência a supostos “esquerdistas” e os acusa de terem sido responsáveis pelo seu impedimento em assumir o cargo. O presidente da Fundação afirma ainda que cabe aos seus funcionários “entregarem” os esquerdistas.

Em nota, Camargo lamentou o vazamento do áudio e classificaram como ilegal a gravação de uma reunião privada. O presidente da Fundação afirmou que a mudança de direção não agrada a alguns que “não assimilaram essa mudança”. A nota, no entanto, não abordou as ofensas contra Adna dos Santos, tampouco os ataques ao movimento negro e também a imagem de Zumbi dos Palmares.