Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

Guerreiro Samuel: menino brasileiro com doença rara realiza transplante de 5 órgãos nos Estados Unidos

A família de Samuel Soares dos Santos, de apenas 4 anos, já passou por muita coisa para chegar até aqui. Há pelo menos 4 anos, os pais do menino lutam para conseguir dinheiro para realizar cirurgias na criança, que sofre de uma condição rara.

PUBLICIDADE

Para se ter ideia, o menino já passou por incríveis 36 procedimentos cirúrgicos desde que nasceu. Samuel sofre de uma rara condição, chamada Síndrome de Berdon, que compromete significantemente o sistema digestivo do paciente.

Para realizar a cirurgia, a família precisava de cerca de R$6 milhões de reais. O procedimento só poderia ser realizado nos Estados Unidos, no Jackson Memorial Hospital, que é referência na área. A briga com o governo brasileiro se arrasta desde 2016.

PUBLICIDADE

Em janeiro do ano passado, o Supremo Tribunal Federal decidiu em favor da família, depois do governo ter recorrido anteriormente. No Brasil, o procedimento não é realizado em crianças e isso deixava a família com as mãos atadas.

Em fevereiro de 2019 a família embarcou para os Estados Unidos, o menino ficou pouco mais de um ano esperando a cirurgia. Ele realizou outros procedimentos, como fisioterapia e aprendeu a falar. Em julho, a notícia que todos esperavam.

Samuel transplantou pâncreas, estômago, intestinos delgado e grosso e fígado. A expectativa é que a criança agora tenha mais qualidade de vida e maior liberdade, já que até hoje vivia ligada a máquinas para sobreviver. Ele segue se recuperando na UTI.