Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

Médicos alertam que é possível engravidar tomando anticoncepcional

Um dos maiores medos das mulheres quando estão na adolescência é se tornarem mamães antes da hora, sem ter um futuro definido. Este medo também é compartilhado por mulheres mais velhas que não desejam ter um filho ou uma filha ainda.

PUBLICIDADE

É por esta razão que existem inúmeros métodos que previnem uma gravidez. Porém, diferente do que muitas e muitos acreditam, nenhum método é 100% eficaz eliminando completamente o risco de gravidez.

Os preservativos e as pílulas anticoncepcionais não são 100%, sendo a segunda com 98% de prevenção. Sobram 2% que tornam uma gravidez quase impossível, mas não descartada.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar que quando uma mulher começa a tomar o anticoncepcional, o uso de outras coisas para impedir uma gestação pode proporcionar um resultado negativo. Neste caso a probabilidade de engravidar apenas aumenta.

A resposta para a dúvida de muitas pessoas com relação ao uso da pílula é ‘sim’. É possível engravidar mesmo tomando anticoncepcional todos os dias da maneira correta.

Como foi explicado anteriormente, as pílulas previnem 98%. Existem inúmeros casos de mulheres que acabaram em estado de gestação mesmo com o método preventivo.

Também é importante parar de tomar o anticoncepcional quando existir qualquer suspeita de gravidez. O teste deve ser realizado o quanto antes para saber se existe ou não um bebê no ventre.

O teste vendido facilmente em uma farmácia, não tem seu resultado interferido pela pílula. Isto por que atua no hormônio Beta HCG presente no sangue.

A recomendação da maioria dos médicos é que a relação íntima seja feita com todas as proteções possíveis, entre elas o uso do preservativo masculino. Tal medida serve não apenas para evitar uma gravidez como também para evitar possíveis doenças sexualmente transmissíveis, conhecidas como DST.

É válido ressaltar que a gravidez precoce é uma ocorrência bastante popular no Brasil, e que tem sido bastante conscientizado através de campanhas.