Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

Mosquitos podem transmitir o novo coronavírus? Estudo mostra os cuidados que se deve tomar

Em Kansas State University, nos Estados Unidos, uma pesquisa chamou a atenção de cientistas do mundo todo, já que o objetivo era descobrir se os mosquitos eram capazes de transmitir o novo coronavírus às pessoas.

PUBLICIDADE

Os mosquitos já causam um transtorno enorme e muitas doenças, como o da dengue, por isso era preciso descobrir se esses insetos também poderiam disseminar o coronavírus, o que complicaria ainda mais a situação.

Mas esse estudo revelou que os mosquitos são incapazes de replicar e transmitir o novo coronavírus, o resultado desta pesquisa inclusive já foi publicado na revista científica Nature Scientifc Reports. Esse é o primeiro estudo mostrando que os insetos não são uma ameaça no que diz respeito à pandemia.

PUBLICIDADE

A OMS – Organização Mundial da Saúde, já tinha declarado que mosquitos não transmitem o vírus causador da Covid-19, mas esse estudo foi o primeiro a trazer evidências e dados concretos a respeito desse assunto, segundo informou o diretor do Instituto de Pesquisa de Biossegurança da Kansas State University, Stephen Higgs.

Nesse estudo os cientistas inocularam o novo coronavírus inclusive no aedes aegypti, que é o mosquito responsável por transmitir a dengue, zika e também a chikungunya.

Mas o estudo afirmou que o “Sars-CoV-2 é incapaz de se replicar em mosquitos”, mesmo que o inseto se alimente de alguém que esteja infectado pelo coronavírus.

Mas esse estudo serviu também para lembrar que apesar de se falar muito agora na pandemia do coronavírus, existe o risco de outras doenças, como a dengue, por isso as pessoas devem continuar tomando todos os cuidados e não deixar água parada em casa, eliminando assim os criadouros desses mosquitos.