Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

Nuvem de gafanhotos: infestação desvia do Brasil para o Uruguai, mas governo segue monitorando

Muita gente respirou aliviada ao saber que a nuvem de gafanhotos, que seguia em direção aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, desviou de curso e agora segue em direção ao Uruguai. A chegada dos bichos gerava apreensão e medo entre produtores.

PUBLICIDADE

Os dois estados já haviam declarado estado de emergência e monitoravam a movimentação da nuvem, mas tudo indica que as coisas estão sob controle, pelo menos por enquanto. O governo federal decretou, via Diário Oficial, estado de emergência fitossanitária.

A nuvem de gafanhotos é natural da África e comum no continente, especialmente em algumas regiões, mas sua migração para as Américas é extremamente rara e pegou a muitos pesquisadores e cientistas de surpresa. O Brasil se prepara para a chegada dos insetos.

PUBLICIDADE

O governo já havia destinado uma ação de 400 aviões para a região, caso a chegada da nuvem de gafanhotos se concretizasse. Especialistas, no entanto, apontavam que a temporada de chuvas poderia espantar os bichos, que preferem clima seco e quente.

Páginas: 1 2