Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

Qual a relação entre gentileza e saúde mental?

  • Wel Teodoro 

Embora muitas pessoas não percebam de cara, a gentileza está fortemente ligada às questões de saúde mental. Portanto, compreender como ela pode afetar esse ponto é essencial no mundo de hoje, em que se discute tanto a respeito de transtornos e doenças psicológicas.

PUBLICIDADE

Inicialmente, é interessante destacar que quando se dissemina a gentiliza para as pessoas a sua volta, o ambiente criado passa a ser de afeto e acolhimento. Isso causa um impacto direto na saúde mental das pessoas e é capaz de ajudar as pessoas a terem uma vida mais saudável.

Portanto, partindo dessas informações, é possível afirmar que um simples sorriso ou até mesmo um abraço por parte de alguém querido é capaz de ajudar uma pessoa. Assim, procure manter os seus amigos que passam por problemas psicológicos próximos a você e esteja sempre pronto para ouvi-los. A sua gentiliza poderá ajudar demasiadamente na recuperação deles.

PUBLICIDADE

Como forma de enfatizar e promover a gentiliza, o Japão, ainda no ano de 1997, criou uma conferência mundial voltada para empresários, governantes, políticos, artistas, ativistas e a população como um todo discutisse a importância de ser gentil. A partir dessa conferência, o Dia Mundial da Gentileza foi criado. A data em questão é celebrada na terça-feira 13 de novembro em vários países do mundo.

No Brasil, porém, o Dia da Gentileza é celebrado no dia 29 de maio. A escolha da data em questão é bastante simbólica: ela marca o falecimento de José Datrino, conhecido pelo apelido de Gentileza, homem que passou boa parte da sua vida criando painéis com mensagens positivas pelos viadutos do Rio de Janeiro.

Os painéis de gentiliza sempre usavam as cores pretens na bandeira do Brasil e nunca passaram despercebidos, de forma que acabaram se tornando verdadeiros pontos turísticos da capital fluminense. Além de todo o destaque com os painéis, Marisa Monte e Gonzaguinha decidiram transformar a mensagem de Gentileza em música.

É possível destacar que a principal mensagem veiculada pelo “poeta”, que completou 100 anos ainda em 2017, adquiriu um significado especial nos atuais tempos, marcados pela intolerância. “Gentileza gera gentileza”, a mensagem em questão, acabou se tornando pauta de discussão nas redes sociais e nas ruas das cidades. Assim, é possível citar que ser gentil é uma atitude realmente inspiradora e capaz de fazer com que os demais também ajam dessa maneira.