Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

Se você faz isso, pare agora! Embora pareça inofensivo, reaproveitar os potes de sorvete pode trazer um grande perigo à sua vida

Os brasileiros têm a cultura de colecionar potes de plástico para guardar os alimentos dentro da geladeira e do freezer. Dentre os queridinhos estão os de sorvete, sobretudo pela grande capacidade e por serem praticamente gratuitos, tratando-se da sobra do doce usado na sobremesa. Uma das principais destinações é a conserva do feijão cozido, mantendo-o congelado.

PUBLICIDADE

Acontece que o uso destes inofensivos potes de sorvete pode trazer sérios riscos para a saúde dos seres humanos.

O material com o qual é confeccionado pode liberar substâncias químicas que acabam sendo incorporadas pelo alimento que está sendo armazenado. A Organização Mundial da Saúde (OMS), porém, afirma que a quantidade liberada não chega a ser alarmante ou prejudicial.

PUBLICIDADE

O grande problema, então, reside na proliferação de bactérias e outros microrganismos que podem ser nocivos aos seres humanos.

Ainda que os potes sejam muito bem lavados, a higienização nunca será capaz de livrá-lo por completo de organismos patógenos.O mesmo vale para todos os outros recipientes confeccionados sob o mesmo material, os quais, por iguais motivos, não devem ser reaproveitados. O ideal para o congelamento dos alimentos são os potes específicos para isso.

Geralmente, os itens são feitos a partir de produtos atóxicos e materiais esterilizados, próprios para serem lavados, desinfectados e fervidos para os usos posteriores.

Por isso, para manter a saúde em dia, vale a pena investir em produtos próprios para o congelamento. Durante a higienização, além de detergente e água, o ideal é levá-los à água fervente, eliminando, assim, todos os microrganismos.