Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

Se você tiver um desses 15 sintomas procure um médico para avaliar seus rins

Muitas pessoas pensam que basta beber água para manter os rins saudáveis, porém, é necessário muito mais que isso para garantir a perfeita saúde do órgão responsável por filtrar os nutrientes e substâncias presentes no organismo.

PUBLICIDADE

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), nos próximos 10 anos a doença renal crônica poderá ser a 5ª maior causa de morte no mundo todo.

Para prevenir a doença renal crônica é importante manter o peso ideal, evitar o sedentarismo e não abrir mão de uma alimentação saudável.

PUBLICIDADE

Sinais e sintomas de alerta para doença renal:

  1. Alterações na cor e volume da urina
  2. Anemia
  3. Boca seca
  4. Dores constantes nas costas
  5. Cansaço constante e sem motivo
  6. Alteração nos níveis de glicose;
  7. Edemas principalmente nas pernas e pés
  8. Alteração da pressão arterial
  9. Diabetes descompensada
  10. Coceira em várias partes do corpo
  11. Perda do apetite
  12. Insônia
  13. Tontura constante
  14. Náuseas
  15. Vômitos

A seguir veja a prevenção contra as doenças renais.

Prevenção

O controle da pressão arterial e  diabetes podem ser o ponto de partida para prevenir as doenças renais que podem provocar a insuficiência desse órgão vital.

Como mencionamos mais acima, é fundamental cuidar da alimentação, evitando alimentos gordurosos, mantendo a baixa ingestão de açúcar e sal, reduzir a ingestão de bebidas alcoólicas, evitar o tabagismo e  praticar atividade física ao menos três vezes ao dia.

Tratamento

A doença renal crônica pode ser tratada com controle da dieta associada a medicações prescritas pelo médico nefrologista, em casos extremos o paciente poderá ser encaminhado para diálise ou entrar na fila de transplante de rins.