Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

Você já se perguntou por que os japoneses já usavam máscaras antes mesmo da covid-19?

O novo coronavírus mudou em muito o hábito de diversas nações ao redor do mundo. No Brasil, por exemplo, quem imaginou que chegaria o momento em que toda a população seria obrigada a usar máscaras durante o dia-a-dia?

PUBLICIDADE

Provavelmente, ninguém imaginava, mas aqui estamos. No entanto, há regiões do mundo onde o uso de máscaras não é nenhum novidade, pelo contrário. É o caso do Japão, e alguns outros países da Ásia, como a Coréia do Sul.

Japoneses sempre instigaram um pouco de curiosidade em ocidentais pelo uso de máscaras sendo parte da rotina. Existe um mito de que os asiáticos usam máscaras por causa da má qualidade do ar, mas isso não é exatamente verdadeiro.

PUBLICIDADE

Embora possa ser um fator hoje, a poluição do ar não era um risco há um século atrás, quando o uso das máscaras começou a se tornar realmente parte da vida dos japoneses.

O sociólogo Mitsutoshi Horii, da Universidade Shumei, também explica que a ideia de que o uso de máscaras é determinado por autoritarismo do governo também não é verdade. Horii explicou alguns dos fatos acerca do assunto à BBC.

Páginas: 1 2