Pular para o conteúdo
PUBLICIDADE

Você tem alguma ideia do que acontece no seu corpo ao ingerir uma latinha de Coca-cola?

  • Roberta R 

A coca-cola, assim como outras bebidas, exerce uma série de estímulos químicos no corpo humano e alguns motivos são amplamente conhecidos. A bebida, além de cafeína, possui altas quantidades de açúcar, por exemplo. Mas será que você conhece todas as reações que o seu corpo sofre quando você bebe esse refrigerante?

PUBLICIDADE

Uma latinha de coca-cola, aquela mesmo que você toma em 10 minutos, descarrega o equivalente a 10 colheres de chá de açúcar diretamente no seu sistema digestivo e logo se expande para a corrente sanguínea. O que isso significa? Significa que apenas naquela latinha você já ingeriu o recomendado de açúcar para o dia inteiro.

Dentro de 20 minutos, todo esse açúcar ingerido começa a ser transformado em gordura pelo seu fígado. A essa altura, todo o açúcar já provocou um verdadeiro salto da insulina no seu sangue. Essa reação é especialmente perigosa, podendo gerar consequências realmente sérias ao seu fígado e também colaborando para o desenvolvimento de diabetes.

PUBLICIDADE

Se você se sente mais desperto ao tomar coca-cola é porque a bebida contém cafeína e essa substância passa por uma reação bastante particular junto com o açúcar. Por volta de 40 minutos depois de beber uma latinha de coca-cola, toda a cafeína foi absorvida pelo seu corpo e agora o fígado reage liberando mais glicose na corrente sanguínea. O efeito disso é o bloqueio dos receptores de adenosina no seu cérebro.

Agora, cerca de 45 minutos depois da ingestão da latinha, você sente corporalmente o mesmo efeito que o uso de heroína provoca: a liberação de dopamina, o hormônio do prazer. Isso significa que você sente uma descarga poderosa de prazer pelo corpo e seu organismo sabe que é relacionado ao refrigerante e, por isso, você procura beber mais.

Depois de 1 hora, seu intestino entra em ação e começa a processar a coca-cola e isso significa que dosagens altas de cálcio, magnésio e zinco estão ficando presas no seu intestino grosso. Um pouco depois disso, vem a vontade de ir ao banheiro fazer xixi, resultado dos efeitos diuréticos da cafeína.

O que acontece agora é que quando você for ao banheiro, fazer o número 2, você vai eliminar a água, o cálcio, zinco, eletrólitos, magnésio e sódio que seu corpo deveria absorver de forma saudável, mas a coca-cola esta te fazendo eliminar tudo. O mais grave é que depois de cerca de uma hora e meia de beber o refrigerante, seu corpo começa a sentir a falta de toda essa quantidade absurda de substâncias e você pode se sentir sonolento, irritadiço, desanimado e a probabilidade de querer tomar mais uma latinha é muito grande.